Buscando combater os crescentes riscos por todo o Brasil, as pesquisas e os investimentos em segurança eletrônica também cresceram. Atualmente, condomínios de diversos padrões e empresas de diferentes setores já contam, em sua maioria, com pelo menos um exemplo de dispositivo eletrônico que atua na segurança do empreendimento.
Fica claro, portanto, como a segurança eletrônica tem papel significativo e indispensável em nosso país. Neste texto que a Cimtel preparou para você, nós iremos te mostrar, na prática, como a segurança eletrônica vem sendo aplicada. Separamos as 5 soluções mais utilizadas e explicamos um pouco melhor cada uma delas. Confira mais abaixo!
Começamos nossa lista com um dos itens de segurança eletrônica mais utilizados no ano de 2019. A portaria virtual é, na verdade, um dos primeiros e principais equipamentos que vem à mente da maioria quando falamos em segurança eletrônica. Seu funcionamento de simples compreensão permite que ela seja instalada tanto em casas quanto condomínios e empresas.
Para quem não sabe, a portaria eletrônica consiste em uma espécie de interfone — na maioria dos casos com uma câmera incluída — que estreita, facilita e aumenta a segurança no contato de visitantes, seja com o próprio morador ou com uma central de monitoramento. Desta forma, a entrada de invasores é dificultada e torna-se praticamente nula.
Nosso segundo exemplo também já é muito difundido por todos os cantos do país, assim como a portaria virtual. As fechaduras digitais, presentes especialmente em condomínios, são vistas e instaladas em diferentes formatos, indo desde a utilização de tags e senhas até a tecnológica identificação biométrica.
Este equipamento de segurança eletrônica não só garante a entrada apenas de moradores e outros autorizados, como também reduz o risco da perda de chaves.
Hoje, é difícil encontrarmos alguém que não esteja com o seu celular o tempo inteiro. Ainda que a maioria dos usuários tenha com os dispositivos a finalidade do lazer, muitos utilizam também para auxílio no trabalho. E, se os aparelhos já estão em mãos, por que não usá-los para controle e segurança?
Muitos sistemas de segurança modernos já permitem que câmeras e alarmes, por exemplo, sejam gerenciados por aplicativos, facilitando ainda mais o processo e permitindo que você tenha total comando independente de onde estiver.
Você sabe o que é a Internet das Coisas? Em nosso último texto, a Cimtel te contou mais sobre ela e mostrou equipamentos de segurança eletrônica que a utilizam. Você pode saber mais neste link.
De qualquer forma, a IoT é, basicamente, um sistema que integra diversos equipamentos e combina seus dados, fazendo com que eles atuem em conjunto, por objetivos em comum e resultados mais satisfatórios. Como você poderá ver no texto, alguns dos equipamentos que atuam com a Internet das Coisas são os sensores de movimento, as portas automáticas, as câmeras de monitoramento e as fechaduras.
Por último, trouxemos um conceito que ainda não é uma realidade comum, mas sim uma das maiores tendências para os próximos anos. Segundo pesquisa divulgada pela ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), as principais apostas em segurança eletrônica para os próximos 3 anos incluem a inteligência artificial, sendo que 63% das empresas entrevistadas pretendem trabalhar com ela.
A inteligência artificial implementada em equipamentos já utilizados pode ajudar com a identificação de padrões — como horários de entrada e saída — e emitir avisos quando algo fora do normal ocorrer. Caso o proprietário não reconhecer a atividade incomum, ele pode tomar alguma providência.
A Cimtel está sempre atualizada e trazendo constantemente para seus clientes tudo o que há de mais moderno e eficiente no mercado. Quer continuar por dentro dos benefícios da segurança eletrônica? Então siga a Cimtel no Facebook e no LinkedIn!
Uma das curiosidades quando falamos em câmeras de segurança é como ocorre sua instalação. Para saber quais as etapas, confira esse post da Cimtel.
Leia mais 25/07/2019Descubra como a troca por um sistema de segurança atual pode fazer a diferença e trazer mais segurança para sua residência ou empresa.
Leia mais 11/07/2019A segurança de casas e empresas já conta com diversos serviços de monitoramento, e a inclusão da internet das coisas é mais uma novidade. Descubra suas vantagens!
Leia mais 13/06/2019