O que faz um sistema de alarme ser de qualidade?



Com cada vez mais tecnologias e inovações no mundo da segurança, seja ela residencial, corporativa ou condominial, muitas pessoas acabam não levando em conta alternativas mais clássicas, porém igualmente efetivas. É claro que ter um controle de acesso biométrico é uma solução muito boa, mas ela pode ficar melhor ainda com um sistema de alarme.

A eficiência de um sistema de alarme de qualidade é uma garantia pois, desde os seus primórdios até os dias de hoje, ele é o dispositivo de segurança que permite a reação mais rápida. Ao emitir seu característico aviso sonoro, o sistema ao mesmo tempo em que avisa o proprietário de uma invasão, assusta o invasor.

No texto de hoje nós falaremos tudo sobre sistemas de alarme: o que são, como funcionam, características que garantem a qualidade e porque investir em um equipamento bom. Continue a leitura abaixo e saiba mais!

 

O que é um sistema de alarme

Um sistema de alarme nada mais é que um conjunto de mecanismos que têm como função alertar movimentos incomuns ou suspeitos. Pode agir tanto no caso de invasões quanto no de incêndios, emitindo avisos sonoros que anunciam o perigo.

Normalmente os mecanismos citados acima são:

 

  • Painel de alarme - pequeno dispositivo fixado na parede onde as senhas são digitadas e a ativação é feita.

  • Sensores - responsáveis pela detecção do movimento anormal.

  • Botão de pânico - botão que pode ser acionado por alguém que estiver presente no perigo, antecipando a ação dos sensores e permitindo uma ação ainda mais rápida.

  • Sirene - equipamento que emite os avisos sonoros.

 

Como ele funciona

Por ter o seu funcionamento através de um circuito elétrico, o desempenho de um sistema de alarme depende dos sensores, os quais ficam posicionados em lugares estratégicos. Estes sensores, ligados à rede elétrica, captam os movimentos.

Quando alguma movimentação é detectada, os sensores enviam sinais por linha telefônica até o painel. O painel, por sua vez, ativa a sirene que alerta o perigo.

 

Características de um sistema de qualidade

Como o mercado é vasto e várias marcas estão disponíveis, alguns sistemas saem com um preço menor que outros. No entanto, é preciso avaliar até que ponto essa economia inicial valerá a pena. De nada adianta adquirir um sistema mais barato que venha a apresentar problemas nos primeiros meses de uso.

Sistemas básicos permitem o controle de oito zonas (para se ter uma ideia, cada janela ou porta integrada é considerada uma zona). Já sistemas mais completos são capazes de controlar até 32 zonas, tornando-os ideais para casas ou empresas maiores.

Outro detalhe importante que deve ser considerado é o da fiação. Um sistema de alarme que exige cabos internos muito longos pode não ser muito prático, fazendo com que seja melhor adquirir um sistema sem fio. Neste caso, é essencial também certificar-se de que todas as zonas receberão os sinais perfeitamente.

Por último, mas mesmo assim tão relevante quanto os anteriores, o ideal para assegurar a qualidade do dispositivo é optar por um tenha fácil operação. Ao facilitar o uso, todo o processo fica mais seguro e eficiente.

 

Riscos de alarmes de qualidade baixa

Assim como os sistemas de alarme de qualidade trazem seus benefícios, aqueles que não são tão bons podem, como citamos anteriormente, causar problemas. Sensores sem as devidas certificações podem ser acionados quando não deveriam, dando incômodos e preocupantes alarmes falsos.

O contrário também não é incomum, deixando de alertar quando invasões ou incêndios acontecem de fato.

Além destas falhas mais pontuais, um sistema de alarme de baixa qualidade pode aumentar os gastos a longo prazo, já que existe a possibilidade muito maior de defeitos e, consequentemente, manutenções.



Ficou interessado em adquirir um sistema de alarme? Entre em contato agora mesmo com a Cimtel e confira nossos modelos!


Últimas Notícias

  • Como é feita a instalação de câmeras de segurança?

    Como é feita a instalação de câmeras de segurança?

    Uma das curiosidades quando falamos em câmeras de segurança é como ocorre sua instalação. Para saber quais as etapas, confira esse post da Cimtel.

    Leia mais 25/07/2019
  • Vale a pena trocar um sistema de segurança?

    Vale a pena trocar um sistema de segurança?

    Descubra como a troca por um sistema de segurança atual pode fazer a diferença e trazer mais segurança para sua residência ou empresa.

    Leia mais 11/07/2019
  • Segurança eletrônica: saiba o que está sendo feito em 2019

    Segurança eletrônica: saiba o que está sendo feito em 2019

    Entenda como a segurança eletrônica tem sido importante e por meio de quais equipamentos sua atuação é mais presente

    Leia mais 26/06/2019

Desenvolvido por WEBI