Descarga elétrica: como proteger os equipamentos?



Sabe aquela situação desagradável de chegar em casa ou na empresa e perceber que um equipamento não está funcionando? Infelizmente é comum isso acontecer. Os equipamentos eletrônicos ligados na rede elétrica sempre estão expostos a eventuais surtos de tensão, ocasionados por problemas de energia ou por ordem natural - mais conhecida como descarga elétrica.

Mas como proteger os equipamentos desses possíveis surtos? Listamos algumas dicas que podem ajudar a prevenir esses inconvenientes e até evitar futuros gastos:

  • Ter uma instalação elétrica adequada é o primeiro passo para garantir a segurança. Qualquer coisa de errado com a instalação elétrica, deixa seus equipamentos mais vulneráveis.
  • Aterramento da fiação elétrica da sua casa ou empresa é fundamental. No aterramento é instalado um cabo de cobre no solo, de forma que ele possa descarregar as tensões atmosféricas e estáticas. 
  • Tomada individual: é importante evitar a sobrecarga de equipamentos ligados a só uma fonte. 
  • Uma solução antiga: se você estiver em casa ou na empresa no momento de uma tempestade com relâmpagos, é válido desconectar os aparelhos das tomadas. Isso também serve para desconectar o telefone fixo e o modem, ligados a linha telefônica que não possui proteção contra raios.
  • Dica para empresas: tanto uma empresa de pequeno ou grande porte, que depende de computadores, o uso de nobreaks maiores e até o uso de geradores de energia se fazem necessários. A utilização do conjunto de nobreaks e geradores, permite que com a queda de energia, o nobreak mantenha as máquinas funcionando e se a falta de luz durar mais tempo os geradores garantirão o fornecimento de energia. 
  • Dispositivos de proteção contra surtos atmosféricos: mais conhecido como DPS. São equipamentos desenvolvidos com o objetivo de detectar sobretensões na rede elétrica, desviar as correntes de surto e drená-los para o sistema de aterramento antes que atinjam os equipamentos eletrônicos. Podem ser instalados em residências e empresas. 

Seguindo essas dicas, você pode se prevenir contra essas situações desagradáveis, evitar o stress e o gasto extra para consertar seus equipamentos eletrônicos. 


Últimas Notícias

  • Como é feita a instalação de câmeras de segurança?

    Como é feita a instalação de câmeras de segurança?

    Uma das curiosidades quando falamos em câmeras de segurança é como ocorre sua instalação. Para saber quais as etapas, confira esse post da Cimtel.

    Leia mais 25/07/2019
  • Vale a pena trocar um sistema de segurança?

    Vale a pena trocar um sistema de segurança?

    Descubra como a troca por um sistema de segurança atual pode fazer a diferença e trazer mais segurança para sua residência ou empresa.

    Leia mais 11/07/2019
  • Segurança eletrônica: saiba o que está sendo feito em 2019

    Segurança eletrônica: saiba o que está sendo feito em 2019

    Entenda como a segurança eletrônica tem sido importante e por meio de quais equipamentos sua atuação é mais presente

    Leia mais 26/06/2019

Desenvolvido por WEBI