Quais são as melhores opções de equipamentos para controle de acesso?



O controle de acesso é uma solução de segurança comumente utilizada por condomínios e edifícios comerciais. É considerada por muitos um dos sistemas de proteção mais eficazes do mercado, já que apenas pessoas cadastradas são capazes de entrar em locais que o possuem. Com ele, todos os tipos de ambientes ficam automaticamente mais seguros.

Atualmente o controle de acesso é visto por administradores como uma prioridade, pois, além de aumentar a segurança, colabora com a tranquilidade de condôminos e visitantes no caso de condomínios residenciais e de funcionários e clientes no caso de prédios e salas comerciais.

No entanto, é importante garantir que o controle de acesso não seja um sistema que trabalha sozinho. Apenas integrando-o com outros equipamentos é que se pode assegurar a proteção dos frequentadores do local. Alguns aparelhos exemplos de adequados são as câmeras de monitoramento, interfone, iluminação apropriada e um circuito interno de TV.

Para que você possa fazer a escolha perfeita e ter certeza de que os moradores, visitantes, funcionários ou clientes tenham riscos reduzidos, trouxemos algumas opções de equipamentos para controle de acesso. Leve sempre em consideração a sua demanda particular e saiba que cada opção é mais recomendada em um caso diferente.

 

Controle de acesso por digitação de senhas

As senhas foram por muitos anos sinônimo de alta tecnologia em controle de acesso. Hoje outras opções apresentam sistemas mais seguros e complexos, mas esta continua sendo uma alternativa mais barata sem perder a eficiência.

É altamente utilizado tanto em ambientes comerciais quanto residenciais, nos quais a movimentação de funcionários e moradores é elevada. Os dados de cada pessoa são registrados e cada um deles gera uma senha própria, usada liberar a porta nos casos de entrada e saída.

Ainda que possua desvantagens como a possibilidade do esquecimento da senha ou o repasse da mesma para terceiros, seus benefícios compensam. A instalação do equipamento é uma das mais fáceis, além de que não há como a porta ser aberta sem a digitação correta da senha.

 

Controle de acesso por cartão ou tag

Cartões e tags que funcionam por meio de proximidade com catracas ou outros aparelhos são mais vistos em estabelecimentos empresariais. Visitantes fazem cadastros rápidos, entram com o uso do cartão e depois o devolvem. Já os funcionários costumam possuir cartões de uso permanente e, consequentemente, não precisam fazer a devolução todos os dias. O uso de tags é feito somente pelos colaboradores.

A grande vantagem do cartão é o controle de todas as informações de cada pessoa que entrou ou saiu do local, enquanto que pontos negativos são a hipótese de perda do cartão ou tag e o transtorno de visitantes para obter cartões novos sempre que voltarem ao prédio.

 

Controle de acesso por biometria

Com advento cada vez maior da tecnologia no cotidiano, o controle de acesso biométrico tomou o lugar das senhas como o mais avançado e hoje é referência em segurança para condomínios e comércios.

A biometria toma como base a individualidade de cada pessoa, cadastrando habitualmente as impressões digitais. Basta posicionar o dedo no sensor e o equipamento reconhece o usuário pelas linhas e libera o acesso ao local caso o registro tenha sido efetuado de maneira correta.

Os benefícios do controle biométrico são inúmeros. Ele é a opção mais segura de todas, não exige a utilização de objetos (o que acaba com perdas e extravios) e elimina completamente qualquer perigo de fraude, visto que cada impressão digital é única.



Independente da escolha, é fundamental que se tenha um sistema de controle de acesso instalado em seu prédio residencial ou comercial. Só ele vai garantir a redução de riscos e aumentar o senso de segurança! E você? Está precisando implementar uma opção de controle de acesso? Confira os produtos oferecidos pela Cimtel!


Últimas Notícias

  • Como é feita a instalação de câmeras de segurança?

    Como é feita a instalação de câmeras de segurança?

    Uma das curiosidades quando falamos em câmeras de segurança é como ocorre sua instalação. Para saber quais as etapas, confira esse post da Cimtel.

    Leia mais 25/07/2019
  • Vale a pena trocar um sistema de segurança?

    Vale a pena trocar um sistema de segurança?

    Descubra como a troca por um sistema de segurança atual pode fazer a diferença e trazer mais segurança para sua residência ou empresa.

    Leia mais 11/07/2019
  • Segurança eletrônica: saiba o que está sendo feito em 2019

    Segurança eletrônica: saiba o que está sendo feito em 2019

    Entenda como a segurança eletrônica tem sido importante e por meio de quais equipamentos sua atuação é mais presente

    Leia mais 26/06/2019

Desenvolvido por WEBI