Seu prédio conta com alarmes de incêndio e iluminação de emergência? São itens obrigatórios!

  • Inicial
  • /
  • Diversos
  • /
  • Seu prédio conta com alarmes de incêndio e iluminação de emergência? São itens obrigatórios!


Você sabe se seu prédio está de acordo com os itens obrigatórios de segurança? Caso não saiba, estamos aqui para te ajudar! 

É de extrema importância todos os itens estarem em dia para garantir a segurança e assegurar que caso ocorra um imprevisto, ele seja solucionado o mais breve possível.

Listamos dois itens que são obrigatórios e estão em constante vistoria pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

Alarmes de Incêndio

Cada condomínio e/ou prédio tem uma necessidade específica quando se trata de alarmes de incêndio, que leva em conta fatores como quantidade de moradores, quantidade de salas e apartamentos, fluxo de veículos...

Qualquer mínima mudança de temperatura, curto circuito, pequenas faíscas, vazamento de gás de cozinha ou até um fio desencapado podem causar grandes incêndios. 

Para evitar que uma pequena chama se alastre e cause um grande desastre é importante que o alarme de incêndio de seu prédio tenha algumas características como central de alarme, detector de fumaça, detector térmico, acionador manual (para caso os detectores não funcionarem e uma pessoa apta possa acionar) e também o sinalizador, que emite um sinal visual e sonoro de que existe uma situação de perigo.

Iluminação de Emergência

Assim como o alarme de incêndio citado anteriormente, cada local tem uma necessidade específica quanto a iluminação de emergência. Fatores como quantidade de cômodos, corredores e escadas são de suma importância para definir prioridades. 

O que deve ser assegurado é que a quantidade de lanternas seja o suficiente para garantir a evacuação das pessoas sem causar acidentes como quedas, batidas, esbarrões. 

Entre os itens vistoriados pela ABNT, ao se tratar de Iluminação de Emergência estão: 
- Controle visual de áreas já abandonadas, para a localização de pessoas impedidas de locomover-se; 
- Manter a segurança do patrimônio, facilitando a visualização de estranhos nas áreas de segurança; 
- Evitar confusões na hora de procurar rotas de fugas no momento do abandono do local; 
- Sinalização do todo do prédio para a aviação comercial.

A CIMTEL conta com produtos e serviços específicos tanto para Iluminação de Emergência quanto para Alarmes de Incêndio. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades e dicas de segurança.


Últimas Notícias

  • Como é feita a instalação de câmeras de segurança?

    Como é feita a instalação de câmeras de segurança?

    Uma das curiosidades quando falamos em câmeras de segurança é como ocorre sua instalação. Para saber quais as etapas, confira esse post da Cimtel.

    Leia mais 25/07/2019
  • Vale a pena trocar um sistema de segurança?

    Vale a pena trocar um sistema de segurança?

    Descubra como a troca por um sistema de segurança atual pode fazer a diferença e trazer mais segurança para sua residência ou empresa.

    Leia mais 11/07/2019
  • Segurança eletrônica: saiba o que está sendo feito em 2019

    Segurança eletrônica: saiba o que está sendo feito em 2019

    Entenda como a segurança eletrônica tem sido importante e por meio de quais equipamentos sua atuação é mais presente

    Leia mais 26/06/2019

Desenvolvido por WEBI