Portaria eletrônica e profissionais de segurança: por que essas duas estratégias devem ser aliadas?

  • Inicial
  • /
  • Diversos
  • /
  • Portaria eletrônica e profissionais de segurança: por que essas duas estratégias devem ser aliadas?


Seja em casas, condomínios ou empresas, ninguém abre mão da segurança. Por muitos anos foi comum observar uma equipe de porteiros em prédios e um grupo de seguranças em empresas. Com o avanço tecnológico, opções como a portaria eletrônica começaram a surgir e trouxeram ainda mais reforço. Independente da medida, todos cumprem papéis fundamentais na garantia da preservação da vida e do patrimônio dos contratantes.

A tecnologia, responsável pelo advento da portaria eletrônica e seus controles de acesso, é considerada parte importante no crescimento da segurança aliada à praticidade e conforto. O uso de câmeras, circuitos fechados de TV e dispositivos de controle de entrada e saída de pessoas dispensaram o serviço de profissionais de segurança no local, o que trouxe a vantagem da redução de custos.

No entanto, é favorável contar com as duas opções simultaneamente. O caráter prático de uma portaria eletrônica com central de monitoramento e a presença humana que garante a permanência do funcionamento em caso de falhas é o equilíbrio perfeito para assegurar a proteção de empreendimentos residenciais e comerciais.

Abaixo listamos algumas características vantajosas da utilização de uma portaria eletrônica e de profissionais de segurança. Assim, você poderá ver como cada um traz suas particularidades que se juntam em prol de um objetivo comum.

 

Portaria eletrônica

Como já citamos, a portaria eletrônica é uma função pautada no uso de altas tecnologias. Câmeras de alta qualidade e com sensores infravermelho e controles de entrada biométricos ou por tag são alguns exemplos dos equipamentos mais vistos. No caso de condomínios, centrais de monitoramento normalmente administram o trabalho e prestam suporte em tempo integral.

Além da observação ao vivo, serviços eletrônicos de portaria permitem a checagem dias depois, o que pode se provar muito útil em casos mais graves de invasão e roubo. Conferir dados posteriormente possibilita também a elaboração de índices e relatórios referentes à quantidade de liberações efetuadas em um determinado período de tempo. Isso ajuda no controle e mantém a ordem.

Uma vantagem especialmente boa de uma portaria eletrônica é o fato da disponibilidade nas 24 horas do dia. Porteiros físicos precisam fazer rondas regularmente, assim como ir ao banheiro. Ambientes eletronicamente equipados não correm maiores riscos nesses momentos, visto que a equipe encarregada conta com várias pessoas.

 

Profissionais de segurança

Solução altamente comum anos atrás e ainda implementada em condomínios, o uso de profissionais físicos é uma opção consagrada e muitas empresas, ainda hoje, oferecem a terceirização do trabalho de porteiros.

Em condomínios, a presença humana no espaço de entrada e saída de moradores e visitantes é benéfica, pois os porteiros são os responsáveis por receber as pessoas e dar orientações quando necessário. Eles também monitoram os riscos e podem atestar com mais eficiência uma situação de perigo e, consequentemente, agir no combate do mesmo.

Já no caso de empresas, seguranças são fundamentais. Nas horas de fechamento de caixa, por exemplo, a presença desse tipo de profissional intimida criminosos e evita apuros. Seguranças treinados também possuem capacidade de reação rápida e estão prontos para o enfrentamento em cenários mais graves.

 

Fica claro que as duas opções têm características e vantagens únicas, apresentando competência de maneiras diferentes. Contudo, apenas com a utilização de ambas o nível de proteção é elevado ao máximo.

Gostou de saber mais sobre alternativas de segurança? Acompanhe a Cimtel nas redes sociais e fique por dentro! Nós estamos no Facebook e no Linkedin!


Últimas Notícias

  • Como é feita a instalação de câmeras de segurança?

    Como é feita a instalação de câmeras de segurança?

    Uma das curiosidades quando falamos em câmeras de segurança é como ocorre sua instalação. Para saber quais as etapas, confira esse post da Cimtel.

    Leia mais 25/07/2019
  • Vale a pena trocar um sistema de segurança?

    Vale a pena trocar um sistema de segurança?

    Descubra como a troca por um sistema de segurança atual pode fazer a diferença e trazer mais segurança para sua residência ou empresa.

    Leia mais 11/07/2019
  • Segurança eletrônica: saiba o que está sendo feito em 2019

    Segurança eletrônica: saiba o que está sendo feito em 2019

    Entenda como a segurança eletrônica tem sido importante e por meio de quais equipamentos sua atuação é mais presente

    Leia mais 26/06/2019

Desenvolvido por WEBI