Iluminação de Emergência: garantia de segurança



Em 2013, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a norma NBR 10898, que especifica as formas de utilização e instalação do sistema de iluminação de emergência em edificações e em áreas fechadas sem iluminação natural. Esse sistema tem como função viabilizar a evacuação segura em uma área de risco.
 
O sistema de iluminação de emergência é obrigatório em escolas, shoppings, hotéis, condomínios residenciais ou comerciais, entre outros locais públicos. De acordo com a norma, a iluminação deve clarear áreas escuras de passagens, horizontais e verticais, ou seja, rotas de saída de edificações e também áreas de trabalho e áreas técnicas de controle de restabelecimento de serviços essenciais. O sistema de iluminação de emergência deve apontar direções, áreas de saída, onde se encontram escadas e obstáculos. 
 
A quantidade de iluminação deve ser suficiente para assegurar a evacuação de pessoas, evitando acidentes, levando em conta a possibilidade da entrada de fumaça nas áreas de risco. 
 
De acordo com a ABNT, o sistema de iluminação de emergência deve:
 
a) permitir o controle visual das áreas abandonadas para localizar pessoas impedidas de locomover-se; 
b) manter a segurança patrimonial para facilitar a localização de estranhos nas áreas de segurança pelo pessoal da intervenção; 
c) sinalizar inconfundivelmente as rotas de fuga utilizáveis no momento do abandono do local; 
d) sinalizar o topo do prédio para a aviação comercial.
 
O sistema de iluminação de emergência é de extrema importância diante de situações de risco. Por isso, é importante escolher equipamentos adequados e que estejam dentro das normas. A CIMTEL oferece todo suporte para você ter um sistema de qualidade e que garanta sua segurança.
 
Saiba mais sobre o serviço de iluminação de emergência em nossa página e preencha o formulário que entramos em contato com você.

 


Últimas Notícias

  • Como é feita a instalação de câmeras de segurança?

    Como é feita a instalação de câmeras de segurança?

    Uma das curiosidades quando falamos em câmeras de segurança é como ocorre sua instalação. Para saber quais as etapas, confira esse post da Cimtel.

    Leia mais 25/07/2019
  • Vale a pena trocar um sistema de segurança?

    Vale a pena trocar um sistema de segurança?

    Descubra como a troca por um sistema de segurança atual pode fazer a diferença e trazer mais segurança para sua residência ou empresa.

    Leia mais 11/07/2019
  • Segurança eletrônica: saiba o que está sendo feito em 2019

    Segurança eletrônica: saiba o que está sendo feito em 2019

    Entenda como a segurança eletrônica tem sido importante e por meio de quais equipamentos sua atuação é mais presente

    Leia mais 26/06/2019

Desenvolvido por WEBI