Entenda a importância de não dispensar sensores de segurança

  • Inicial
  • /
  • Diversos
  • /
  • Entenda a importância de não dispensar sensores de segurança


Segurança é cada vez mais uma questão de necessidade, deixando de ser o luxo que era tempos atrás. Cuidados com o patrimônio e até mesmo com a integridade física são obrigatórios na sociedade de hoje. Felizmente, os avanços tecnológicos passaram por evoluções que acompanharam o crescimento dos perigos urbanos, o que permite hoje um acesso mais democrático à proteção.

Tanto ambientes residenciais quanto corporativos se beneficiam com estas novas soluções, e uma das principais delas é o assunto do nosso texto de hoje: os sensores de segurança. A grande possibilidade de ações propiciada por um sensor e a sua capacidade de trabalhar em conjunto com outros equipamentos de segurança são diferenciais que fazem eles serem indispensáveis.

Para que você conheça melhor os sensores de segurança, a Cimtel trouxe a você um conteúdo cheio de informações relevantes, explicando o que exatamente é um sensor, como ele funciona, suas funções quando unido a outro equipamento e a comodidade que ele trouxe ao cotidiano. Continue a leitura abaixo e saiba mais!

 

O que são sensores de segurança

Sensores de segurança são, em sua forma mais pura, dispositivos que detectam presenças de diferentes formas, entre elas através de acústica, microondas e infravermelho. Eles são mais comumente utilizados para controle de iluminação e para disparo de alarme.

 

Como eles funcionam

O funcionamento de um sensor é variável, dependendo sempre do tipo que ele é, o qual pode variar entre os três que citamos no tópico anterior.

Quando o dispositivo trabalha por meio da acústica, ele emite ondas de frequências baixas, normalmente de 22 a 45 kHz, inaudíveis para humanos. Quando o eco das ondas tem uma reação diferente do normal, ele age.

No caso das microondas, a operação é parecida, com a diferença de que há a emissão de microondas no lugar de ondas sonoras. Interrupções ou variações no padrão emitido são notadas, fazendo o sensor funcionar.

Por último, o infravermelho. Ao emitir luzes vermelhas, o sensor consegue detectar calor. Quando temperaturas aproximadas da do corpo humano são identificadas, o sensor dispara, acionando o dispositivo ligado a ele.

 

Os sensores aliados a outros equipamentos

Como você pôde ver, os sensores de segurança são equipamentos com a função única de detecção de movimentações anormais. De nada adianta ter um sensor que identifica algo incomum e não faz mais nada. Por isso, ele só pode ser completamente aproveitado quando agindo em conjunto com outros equipamentos.

O mais usado dentre todas as opções é, sem dúvidas, o alarme sonoro. Ao acionar o som após a detecção do movimento, o alarme ao mesmo tempo em que espanta o invasor, avisa quem estiver por perto da existência de uma ameaça. Com ação similar, existem também os geradores de névoa, os quais impedem a visão do intruso e limitam suas ações.

Vale sempre lembrar que cada um destes equipamentos pode ser utilizado em diferentes combinações, o que garante ainda mais a segurança.

 

Sensores e a comodidade

Em contrapartida, a segurança não foi a única beneficiada pelo crescimento da tecnologia. Ainda que o principal uso dos sensores continue sendo este, eles foram adaptados para trazer mais comodidade a empresas e casas. As tão populares luzes automáticas existem graças aos sensores, assim como as portas também automáticas.

 

Gostou do texto de hoje? Para saber tudo sobre segurança, acompanhe a Cimtel no Facebook!


Últimas Notícias

  • Como é feita a instalação de câmeras de segurança?

    Como é feita a instalação de câmeras de segurança?

    Uma das curiosidades quando falamos em câmeras de segurança é como ocorre sua instalação. Para saber quais as etapas, confira esse post da Cimtel.

    Leia mais 25/07/2019
  • Vale a pena trocar um sistema de segurança?

    Vale a pena trocar um sistema de segurança?

    Descubra como a troca por um sistema de segurança atual pode fazer a diferença e trazer mais segurança para sua residência ou empresa.

    Leia mais 11/07/2019
  • Segurança eletrônica: saiba o que está sendo feito em 2019

    Segurança eletrônica: saiba o que está sendo feito em 2019

    Entenda como a segurança eletrônica tem sido importante e por meio de quais equipamentos sua atuação é mais presente

    Leia mais 26/06/2019

Desenvolvido por WEBI